BVS SMS

BVS SMS

Escola Municipal de Saúde/CGP discute prioridades estratégicas para a proposta de cooperação técnica – fase II, da BVS SMS/SP

po

Em 11 de abril de 2012 aconteceu na Escola Municipal de Saúde, reunião com a BIREME.

Com o objetivo de fortalecer a BVS SMS/SP e as capacidades locais da Secretaria Municipal da Saúde, a Escola Municipal de Saúde recebeu em seu espaço a BIREME/OPAS/OMS e a ATTI para discutir prioridades estratégicas para a proposta de cooperação técnica – fase II da Biblioteca Virtual em Saúde.

O Núcleo de Documentação da EMS apresentou diagnóstico da BVS SMS/SP, comentando sobre a realização das visitas as áreas cooperantes, necessidade de implementar um serviço de empréstimo nas bibliotecas, postagem dos vídeos produzidos pelos canais da Rede São Paulo Saudável, exibiu os números dos registros nas fontes e os acessos e expôs também as dificuldades relacionadas ao DeCS, alguns termos adotados não correspondem ou não expressam os assuntos.

A BIREME/OPAS/OMS, representada por Renato Murasaki e Lilian Callo mostraram ações que podem ser discutidas na proposta do convênio fase II:

– Sistema PHL
O PHL – Personal Home Library, é uma aplicação Web especialmente desenvolvida para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações. E trata-se de um software compatível com a metodologia LILACS. Citou exemplo da Biblioteca Central da UNIFESP.

– Portal de Mídias
Repositório de áudio e vídeos que fomenta a promoção da saúde no país foi criado para operar como ferramenta on-line e atuar como repositório de documentos em formatos multimídias.

– Campus Virtual em Saúde Pública
O CVSP é um espaço para desenvolver cooperação interdisciplinar no campo de formação em saúde pública. Um espaço comunicacional e de aprendizagem, resultado de uma parceria entre a OPAS e os países da região das Américas. Uma rede descentralizada de indivíduos, instituições e organizações que compartilhem cursos, recursos, serviços e atividades de educação com o objetivo comum de fortalecer as competências da força de trabalho em saúde pública.

– Scielo Livros
Visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador.

Participaram do evento: Laura Santucci da Escola Municipal de Saúde; Marine Arakaki, Mônica Peres, Selma Palombo e Yara Castro do Núcleo de Documentação/EMS; Vera Perdigão do Núcleo de EAD/EMS; Heloísa Corral da Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação e Renato Murasaki e Lilian Callo da BIREME/OPAS/OMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.