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Relatos de Experiência

Dashboard – Monitoramento do Desempenho dos Profissionais de Saúde nos Cursos EaD da Coordenadoria Regional de Saúde Sul

Problema/Situação:

A Escola Municipal de Saúde, juntamente com as escolas Regionais do Município de São Paulo tem como principal atribuição o planejamento, a coordenação e o incentivo para a inovação das práticas de Educação Permanente em Saúde (EPS), com vistas para a melhoria contínua de processos de trabalho da gestão e de formação dos principais atores do SUS (Doc Norteador). O PLAMEP (Plano Municipal de Educação Permanente), constitui uma potente ferramenta de gestão desenvolvida no território a partir das discussões sobre EPS, onde são consolidadas todas as ações educativas planejadas para a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Município de São Paulo (Doc Norteador). Estabelecer uma ferramenta que pudesse consolidar as informações das EPS desenvolvidas, favorecendo o monitoramento da participação dos profissionais, absenteísmo e aprovação, se constitui um grande desafio, além de uma responsabilidade, visto o impacto positivo das ações de EPS na assistência. Para tal, a EMSRSul a partir de março de 2022, iniciou o desenvolvimento de painéis de monitoramento (tipo “dashboard”) que foram compartilhados com as áreas técnicas e OS do território. Esses painéis visuais trazem informações, métricas e indicadores-chave de performance nas ações educativas do PLAMEP, que podem apoiar a gestão na tomada de decisão e definir estratégias relacionadas ao processo de EPS dos profissionais do SUS.


Objetivos/Resultado esperados:

São diversos os benefícios observados, mas listaremos principais objetivos e resultados esperados com a implementação da experiência:
1. Favorecer o monitoramento das ações educativas do PLAMEP, em especial os cursos ministrados pela plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da E.M.S, dirimindo em tempo hábil, problemas relacionados ao acesso do curso pelos profissionais inscritos;
2. Facilitar e agilizar a comunicação entre áreas técnicas envolvidas e OS, quanto as ações educativas desenvolvidas no território;
3. Fomentar a gestão das capacitações no território, para embasar decisões e criar estratégias no processo de EPS;
4. Promover a transparência dos dados dos cursos realizados, melhorar o engajamento entre os atores envolvidos e a integração das equipes de trabalho;
5. Utilizar a ferramenta (dashboard) como indicador de desempenho dos profissionais nos cursos EAD, identificando absenteísmo e Status de aprovação, favorecendo a utilização racional de recurso público, de maneira mais abrangente.


Recursos:

Os recursos necessários foram: programa Excel da Microsoft, computadores, acesso à internet, Google planilhas, profissionais capacitados em Excel para criação dos painéis.


Resultados alcançados/Impactos:

A partir do modelo proposto, foram desenvolvidos 45 painéis para monitoramento de cursos acompanhados pela EMSRSul, envolvendo 4.049 alunos monitorados, possibilitando acompanhar a participação da ação educativa com atualização semanal das informações por aluno e STS, favorecendo o controle do absenteísmo e desempenho dos participantes (status de aprovação). A ferramenta possibilitou acesso mais dinâmico às informações de forma clara, concisa, objetiva e atualizada, priorizando os indicadores de maior importância, proporcionando agilidade na análise dos dados e auxiliando na discussão de estratégias para melhoria do SUS.


Desafios:

O processo para elaboração dos painéis foi bem simples e a partir do conhecimento de como elaborar, não foram observadas grandes dificuldades. A aceitação da ferramenta foi muito boa por parte do território, porque já era observado uma lacuna desta informação e a processo anterior era muito difícil e complexo, sendo que muitas informações acabavam se perdendo, situação que foi diminuída a partir do uso dos dashboard. A utilização da ferramenta se constituiu uma grande melhoria, facilitando o processo de trabalho e a transparência das informações, mas a utilização de um programa específico para o monitoramento das ações de EPS, concentrando todas as informações, seria de grande valia e próxima etapa a ser alcançada.


Lições aprendidas:

Equipe integrada, multiprofissional alcançam bons resultados por meio de boas ideias.


Vídeos

Equipe


Responsável:
MARIA APARECIDA DOMINGUES

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
DIRETORA
E-mail
madomingues@prefeitura.sp.gov.br
Telefone
(11) 5524-1256


Membros:
LIRIAN LEIKO TAKAHASHI

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
ENFERMEIRA
Formação acadêmica
ANALISTA EM SAÚDE
E-mail
lleiko@prefeitura.sp.gov.br

PAULA CAMPI LOCATELLI DE ALMEIDA

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
CIRURGIÃ DENTISTA
Formação acadêmica
ANALISTA EM SAÚDE
E-mail
pclocatelli@prefeitura.sp.gov.br

LUCIANA MUNHOZ SCHULER

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
ARTE EDUCADORA
Formação acadêmica
ASSISTENTE DE GESTÃO DE POLÍTICA PÚBLICA
E-mail
lschuler@prefeitura.sp.gov.br

MARLI DE FRANÇA CORDEIRO

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Formação acadêmica
ASSISTENTE DE SAÚDE
E-mail
marlifcordeiro@prefeitura.sp.gov.br

TEREZINHA APARECIDA TEIXEIRA

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Formação acadêmica
ASSISTENTE DE SAÚDE
E-mail
tateixeira@prefeitura.sp.gov.br

NATHALIA DA SILVA ENÉAS

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
ESTAGIÁRIA
Formação acadêmica
ENFERMAGEM
E-mail
nathaliase@prefeitura.sp.gov.br

DAIANY VALETIM DE OLIVEIRA

Filiação
ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE SUL
Cargo
ESTAGIÁRIA
Formação acadêmica
INFORMATICA DE NEGÓCIOS
E-mail
dvoliveira@prefeitura.sp.gov.br

Outras Informações


COLEÇÃO

Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP)

ÁREA TEMÁTICA

Não se aplica

Situação da experiência

Concluída

DATAS

Início: 2022-07-13

PAÍS

Brasil

ESTADO/REGIÃO

São Paulo

CIDADE

São Paulo

Local

Escola Municipal de Saúde Sul / Coordenadoria Regional de Saúde Sul

POPULAÇÃO

Profissional de Saúde

IDIOMA

Português

Descritores

Educação à Distância
Tutoria
Gestão da Qualidade Total
Educação Continuada
Saúde Pública

Palavras-chave

Dashboard
Monitoramento
Ambiente Virtual de Ensino
Saúde Pública
Educação Permanente