BVS SMS

BVS SMS
Relatos de Experiência

Construção dos Cadernos de Competências dos Programas de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde – São Paulo

Problema/Situação:

A 8ª COREME na sua auto avaliação em 2018 sentiu a necessidade de ter um material pedagógico de referência sobre o conteúdo para o processo de ensino aprendizagem. Assim em 2019 início via COAPES, uma parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês para o desenvolvimento dos Cadernos de Competência da 8ª COREME.


Objetivos/Resultado esperados:

A Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de São Paulo – 8ª COREME que está locada na Escola Municipal de Saúde, é relativamente nova, têm sete anos de existência e desenvolve programas de pós-graduação médica no estilo residência médica. Possui os programas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. A 8ª COREME está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde – São Paulo (SMS-SP) que tem como finalidade primariamente assistencial, e se propôs fazer esse ensino em serviço num modelo inovador no âmbito da SMS, residência numa rede de saúde. Nesse formato os residentes têm vivência e oportunidade de aprendizagem em diversos pontos de atenção nos equipamentos de uma rede de saúde, tanto na atenção básica como na atenção hospitalar.


Recursos:

Foi formado para cada programa que participou da proposta (Pediatria, Clínica Médica, Psiquiatria e Ginecologia Obstetrícia) um grupo que possuía: o coordenador da 8ª COREME, o supervisor do programa, um especialista em educação médica indicado em conjunto pelo IEP e a coordenação da COREME.

Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP), referência na formação de preceptores e gestores para os programas de residência em saúde, foi selecionado para fazer uma parceria na elaboração deste material, e respondesse as essas necessidades do residente e preceptores.

Importante salientar a construção conjunta, da participação dos supervisores de programa, preceptores e residentes nesse processo.


Resultados alcançados/Impactos:

Utilizando como base a matriz de competências da Comissão Nacional de Residência Médica e documentos das Sociedades de especialidades, tais como os documentos da Federação Brasileira Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Formaram-se, então, os Cadernos de Competências de cada programa.

Os Residentes e os preceptores serão norteados por esses cadernos para o desenvolvimento das competências necessárias na formação de cada programa, conforme a realidade no ponto de atenção a Saúde. Fortalecendo a relação de ensino em serviço e melhoria da formação médica dando sustentabilidade ao SUS.


Desafios:

Para a boa evolução desta proposta é necessário um projeto pedagógico que responda esse novo formato, com materiais didáticos de referencias que norteassem, unificassem e articulassem o processo de ensino e aprendizagem nos diversos locais da atenção. Para tanto, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP), referência na formação de preceptores e gestores para os programas de residência em saúde, foi selecionado para fazer uma parceria na elaboração deste material, e respondesse as essas necessidades do residente e preceptores.


Lições aprendidas:

Ficou definido que o eixo condutor da construção dos cadernos seriam os cenários de cada programa, para contemplar o caráter prático que esse material precisa ter.
Após consultas aos supervisores e preceptores para entender as características de cada cenário e suas potencialidades pedagógicas, começou a elaboração dos cadernos com a distribuição da responsabilidade do ensino das competências definida pelos documentos da CNRM e sociedade, por cenários.
Depois de elaborado, o documento foi repassado aos supervisores que fizeram suas avaliações e sugestões, para finalmente ser aprovado.


Acesse o relato em texto completo:
Vídeos

Equipe


Responsável:
Paulo Marcelo Naoum Mazaferrro

Filiação
Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, SMS, Brasil
Cargo
Coordenador da Comissão de Residência Medica
E-mail
paulonaoum@prefeitura.sp.gov.br
Telefone
11 3846-4815
Currículo


Outras Informações


COLEÇÃO

Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP)

ÁREA TEMÁTICA

Não se aplica

Situação da experiência

Implementada e em operação regular

DATAS

Início: 2018-11-30
Fim: 2022-06-13

PAÍS

Brasil

ESTADO/REGIÃO

Sao Paulo

CIDADE

São Paulo

Local

Escola Municipal de Saúde (EMS-SP).

POPULAÇÃO

Profissional de Saúde

IDIOMA

Português

Descritores

Educação Baseada em Competências
Corpo Clínico
Projetos
Internato e Residência

Palavras-chave

8ª COREME
COREME
Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de São Paulo

Observações

RESUMO: A 8ª COREME na sua auto avaliação em 2018 sentiu a necessidade de ter um material pedagógico de referencia sobre o conteúdo para o processo de ensino aprendizagem. Assim em 2019 inicio via COAPES, uma parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês para o desenvolvimento dos Cadernos de Competência da 8ª COREME.