BVS SMS

BVS SMS
Relatos de Experiência

Barmácia - brinde à boa ideia

Problema/Situação:

O projeto “Barmácia – brinde a boa ideia” surgiu inicialmente no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas IIl Jardim Ângela, localizado na região Sul do Município de São Paulo – M. Boi Mirim/Riviera Paulista, após a percepção e constatação estatística dos relevantes índices de usuários do serviço que recorrentemente se viam, no perigoso e porque não dizer muitas vezes nocivo contexto das recaídas etílicas, além das fatídicas associações entre substâncias psicoativas (SPA), mais propriamente o “álcool” e Benzodiazepínicos dentre outras medicações psicotrópicas.

Trata-se de uma estratégia de cuidado, onde o usuário participa e aprende as diversas possibilidades, de uma ressocialização racional e congruente para com seu tratamento, de forma a não sabotá-lo, mas sim ressignificando o conceito de diversão. Tendo em vista que o “Barmácia”, caracteriza-se como uma atividade prática de formato interativo, lúdico e degustativo, idealizado pelo farmacêutico Paulo Rogério, auxiliado pelo técnico de farmácia, “Adriana Clemente” e a agente de redução de danos “Fabiana Cristina”, devidamente paramentados de “barman e barmaid”, contando com todo o engajamento multidisciplinar do serviço, une o clima descontraído do “BAR”, somado a racionalidade terapêutica da “FARMÁCIA”, executando com dinamismo, uma grande variedade de drinks, um “menu de coquetéis frutados sem álcool”.


Objetivos/Resultado esperados:

O público alvo da proposta inicialmente eram os usuários em tratamento de Dependência Química (DQ), não apenas, mas principalmente “etilistas” no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Jardim Ângela (CAPS AD III) como indicação de manejo e treino de habilidades incorporando assim o Projeto Terapêutico Singular (PTS) destes.


Recursos:

A realização do barmácia conta com a presença do profissional farmacêutico “Paulo Rogério” como barman, auxiliado por mais um ou dois colaboradores para a confecção na prática dos drinks, além da indispensável e importantíssima cooperação de toda a engajada equipe multidisciplinar do CAPS Jardim Ângela, em todo preparo antecedente, quanto aos insumos, fotos, decoração temática da unidade a cargo da (Oficina de Artes – Feito por Nós) e demais colaboradores do serviço. Os encontros ocorrem bimestralmente, com duração de 01h30min, grupo fechado “para os pacientes em tratamento de dependência química e saúde mental, internos no serviço” respeitando todos os critérios sanitários estabelecidos de forma responsável e pertinentes ao contexto atual “pandêmica”.

Ação em espaço livre tipicamente decorado “ambiente ilha bar” com devidos instrumentos como (coqueteleira, colher bailarina, aventais, trajes típicos, copo dosador, acondicionador térmico de gelo, suqueira de vidro 4 litros, para sangrias/ponches, coador, gelo seco, espremedor, pinças, gelos coloridos, canudos, taças, frutas diversas, sucos naturais, refrigerantes, águas gaseificadas, etc...) de forma a garantir toda confecção, cuidados e higiene adequada para esta realização.


Resultados alcançados/Impactos:

No decorrer de vários encontros se tornou notável que ocorreu significativa melhora na evolução terapêutica destes pacientes, com expressiva redução da quantidade de casos de interações “álcool x medicamentos” e/ou recaídas etílicas durante o período de tratamento dentre os modelos de PTS alvos desta proposta.


Desafios:

O “barmácia”, cumpre sim o seu propósito dentro do SUS, como importante e comprovada ferramenta lúdico terapêutica de empoderamento ao usuário e de enfrentamento ao alcoolismo junto ao tratamento da dependência química, e atualmente para com outras comorbidades clínicas, de centenas e centenas de usuários, dos mais variados e diversos perfis.


Lições aprendidas:

Inúmeros e grandiosos são os desafios encontrados no dia-dia de um tratamento de saúde mental e a dependência química, e que estão expressamente ligados aos profissionais e familiares vinculados no cuidado de usuários com transtornos mentais graves, sendo diferencial a sensibilização e prática da humanização das relações interpessoais.


Acesse o relato em texto completo:
Vídeos

Equipe


Responsável:
Paulo Rogério Gomes Santos

Filiação
CAPS Jardim Angela
Cargo
Farmacêutico Bioquímico
E-mail
paulo.santos@cejam.org.br
Telefone
(11) 94007-1400
Currículo
ORCID


Membros:
Paulo Rogério Gomes Santos

Filiação
CAPS Jardim Angela
Cargo
Farmacêutico Bioquímico
Formação acadêmica
Farmacêutico Bioquímico
E-mail
paulo.santos@cejam.org.br

Outras Informações


COLEÇÃO

Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP)

ÁREA TEMÁTICA

Não se aplica

Situação da experiência

Implementada e em operação regular

DATAS

Início: 2020-07-31

PAÍS

Brasil

ESTADO/REGIÃO

SP

CIDADE

SÃO PAULO

Local

“Barmácia – brinde a boa ideia” surgiu inicialmente no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas IIl Jardim Ângela, localizado na região Sul do Município de São Paulo – M. Boi Mirim/Riviera Paulista.

IDIOMA

Português

Descritores

Alcoólicos
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Profissionais de Medicina Tradicional
Sistema Único de Saúde
Saúde Mental
Terapia de Reestruturação Cognitiva
Centros de Reabilitação

Palavras-chave

Terapia Lúdica
Alcoolistas

Produtos, materiais e publicações

Projeto do CEJAM auxilia no combate à dependência química com drinks sem álcool e práticas terapêuticas - 22/02/2022 - https://cejam.org.br/noticias/editoria/radar-cejam?page=16