Projeto Pré-Natal do Homem

O Pré Natal do Homem, normatizado pelo Ministério da Saúde como um programa com objetivos de: reduzir os índices de transmissão materno infantil do HIV e Sífilis (0,5 CASO/1000 Nascidos Vivos até 2015); melhorar a qualidade da assistência ao Pré Natal, incluindo e responsabilizando o parceiro (s) sexual (ais); estimular ações de saúde direcionadas aos homens; incentivar o diagnóstico precoce de HIV / SÍFILIS E HEPATITES na população geral e estimular ações de prevenção às DST/AIDS na atenção básica foi implantado na STS Ermelino em 2010 em uma das 12 UBS da região.

Entre 2011 e 2013 foram implantados nos outros serviços, atingindo 100% das UBS, entre elas a UBS Vila Cisper escolhida para participar da gravação do vídeo.
As Unidades de Saúde da região de Ermelino Matarazzo, no momento em que realizam o acolhimento e o início do pré-natal da gestante, orientam sobre o Pre-Natal do Homem, procurando sensibilizar a gestante para trazer o seu parceiro. Quando o homem está presente e concorda em participar, as sorologias para HIV, Sífilis, Hepatites B e C são coletadas naquele momento como forma de facilitar a adesão desses parceiros.

A Unidade de Saúde garante aconselhamento, atendimento individual e escuta qualificada para outras demandas de saúde trazidas pelos homens. Os homens também são convidados a participar mais ativamente do Pré Natal, Na UBS Vila Cisper os pais participam das consultas e do grupo de gestantes. No grupo de gestantes, os homens aprendem cuidados básicos com o RN. Também são convidados à participar do Clube do Bolinha – Grupo formado por profissionais homens para atender queixas e dúvidas dos usuários.

Para a implantação faz-se necessário investimento em processos de educação continuada com os profissionais de saúde, especialmente com temas de aconselhamento em DST/AIDS.
A avaliação é extremamente positiva em todas as Unidades de Saúde que referem melhoria na qualidade de assistência ao Pré-Natal com a participação dos homens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *