BVS SMS

BVS SMS

Versão 2013 do DeCS já está disponível na BVS SMS São Paulo

A versão 2013 dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), atualizados anualmente pela BIREME/OPAS/OMS, encontra-se disponível na BVS SMS São Paulo.

O DeCS inclui as versões em inglês, espanhol e português do vocabulário Medical Subject Headings (MeSH), produzido pela National Library of Medicine (NLM), acrescido de categorias que englobam áreas temáticas que atendem às demandas da América Latina e Caribe.

O DeCS permite que a mesma terminologia seja utilizada para recuperar informação na área da saúde em três idiomas: espanhol, inglês e português. Os descritores são usados na indexação de referências bibliográficas técnicas e científicas em saúde e permitem, assim, a busca e recuperação eficiente da literatura científica em bases de dados.

É importante ressaltar que, a partir da versão de 2013, o DeCS está de acordo com as regras da nova ortografia da língua portuguesa. A revisão automática e manual de descritores, sinônimos e notas de todos os registros DeCS para a adequação ortográfica teve inicio em julho de 2012, que teve como objetivo atender à determinação do Decreto 6583/08 do Governo Brasileiro referente à atualização da ortografia da língua portuguesa cujo prazo expirou em 31 de dezembro de 2012.

Para informações complementares sobre o DeCS acesse: http://decs.bvs.br/homepage.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.