BVS SMS

BVS SMS

I Reunião do Comitê Executivo da BVS SMS/SP

csdsdsdsa

Realizou-se na EMS a I Reunião do Comitê Executivo da BVS SMS/SP.

A reunião do Comitê Executivo foi realizada em 25/05/2011, com o objetivo de apresentar informe sobre a reunião do Comitê Consultivo que foi realizado no dia 16 de maio de 2011; apresentar os resultados dos questionários de avaliação das bibliotecas e mapeamento das publicações das áreas da Secretaria Municipal da Saúde; apresentar a versão preliminar da matriz de responsabilidades, e apresentar plano de trabalho.

Marine Arakaki, coordenadora do Centro de Documentação da EMS, apresentou um breve histórico da implantação da BVS e a situação atual do projeto, as atividades já desenvolvidas e ações futuras.

Sobre o resultado dos questionários aplicados para as áreas da SMS, dos 19 que foram enviados, 15 áreas responderam. O questionário permitiu uma análise mais detalhada sobre a situação atual da produção científica das áreas da SMS e das que possuem acervo. Com essa análise inicial foi possível identifcar quais as áreas que já podem iniciar as atividades para compor um catálogo online por exemplo.

Juliana Sousa, bibliotecária da BIREME/OPAS/OMS, colocou também a necessidade de elaborar o Plano de Trabalho e o Guia de Seleção de Documentos, que nortearão as atividades para desenvolvimento das bases de dados e seus catálogos online, além da importância de cada área da SMS elaborar uma lista com os tipos de materiais e documentos que constituem seus acervos.

Próximas Etapas:

– Publicação da Portaria de constituição das instâncias da BVS SMS/SP: Comitê Consultivo, Comitê Executivo e Secretaria Executiva – SMS-Gabinete;
– Aprovação do Plano de Trabalho – Comitê Consultivo;
– Aprovação da Matriz de Responsabilidade – Comitê Consultivo;
– Realização de capacitação sobre Metodologia LILACS pela equipe do CD/EMS para áreas interessadas na formação da Base de Dados para BVS SMS/SP, já marcada para os dias 13 e 14 de junho a princípio com as áreas COVISA/CCZ, CEInfo, HSPM
– Reunião do Comitê Consultivo prevista para Junho/2011

Os participantes da reunião também apresentaram propostas para a elaboração da Matriz de responsabilidades, criação das bases de dados e organização de seus acervos, visando encaminhamentos para a efetiva implantação da BVS.

Participe você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.