BVS SMS

BVS SMS

Município de São Paulo avança na implementação do Programa Telessaúde São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) dá mais um passo na implantação da Teleconsultoria com a realização do primeiro Curso para Teleconsultores do Núcleo Técnico-Científico da SMS-SP no âmbito do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo. Participam desta edição cerca de 60 profissionais, além da equipe de coordenação do programa na Secretaria e colaboradores do ‘Programa Alô Mãe/Mãe Paulistana‘ e do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul. A realização do curso assim como o desenvolvimento do Portal do Programa é fruto de parceria entre a BIREME/OPAS/OMS e a SMS-SP.

O Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo tem por objetivo melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Primária e no Sistema Único de Saúde (SUS) através de serviços de Teleconsultoria, Telediagnóstico, Segunda Opinião Formativa e Tele-educação. O programa, integrado por gestores da saúde, instituições formadoras de profissionais de saúde e serviços de saúde do SUS, foi instituído por meio da Portaria nº1988/SMS.G de setembro de 2014.

Com a implantação da Rede Municipal de Telessaúde de São Paulo espera-se aproximar o conhecimento científico à prática de cuidados de saúde, contribuir para a qualificação e maior “resolubilidade” da atenção à saúde nas unidades de saúde do município de São Paulo, e integrar os sistemas de Telessaúde aos serviços de saúde do município.

A coordenação do programa cabe à Secretaria Municipal da Saúde, responsável por sua interface com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), o Ministério da Saúde (MS), outros municípios e estados integrantes do Programa Telessaúde Brasil Redes, e demais parceiros.

Um Comitê Municipal de Telessaúde foi instituído como órgão de assessoramento da SMS-SP. O Comitê é integrado por representantes da SMS-SP, dos Núcleos Técnico-Científicos, dos Pontos de Telessaúde vinculados ao Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo e de outras instituições, além de especialistas em Telessaúde e Informática em Saúde.

Os serviços prestados pelo Telessaúde do Município de São Paulo incluem:

  • Teleconsultoria: Consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o propósito de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Para atender a este serviço, o Núcleo Técnico-Científico selecionou e capacitou cerca de 60 profissionais da sua Rede como Teleconsultores e Telerreguladores. A primeira turma de Teleconsultores está recebendo treinamento entre janeiro e fevereiro de 2016.
  • Telediagnóstico: Trata-se de um serviço autônomo que utiliza as tecnologias de informação e comunicação para apoiar a elaboração de diagnósticos à distância. Sua implementação ocorrerá em outras fases do programa.
  • Segunda Opinião Formativa: As SOF são elaboradas pelos Núcleos Técnico-Científico do Telessaúde seguindo uma estrutura definida que organiza, revisa e indexa conteúdos que são publicados na BVS APS. A coleção de SOF, portanto, é composta por perguntas e dúvidas originadas pelas Equipes de Saúde da Família vinculadas aos Pontos de Telessaúde em funcionamento no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes. As SOF podem ser considerado um exemplo de tradução do conhecimento, uma vez que sintetiza a melhor evidência disponível e apoia os profissionais de saúde em questões práticas diárias.
  • Tele-educação: Trata-se de conferências, aulas e cursos à distância veiculados através de tecnologias de informação e comunicação. O Programa Telessaúde Redes integrará as iniciativas de tele-educação que já são oferecidas regularmente aos trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde do Município, especialmente por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizado da Escola Municipal de Saúde (EMS) da SMS-SP e do Programa Mãe-Paulistana/Alô Mãe.

Acesse aqui a agenda e as apresentações da primeira edição do curso para Teleconsultores do Município de São Paulo, realizado na BIREME nos dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2016.

Links relacionados

Apresentações do curso

Portal do Telessaúde Redes do Município de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.